domingo, 11 de outubro de 2009

Herbert Vianna e o Paralamas na 7ª Arte



Documentário em 97 minutos resgata momentos de um dos ícones do rock brasileiro dos anos 80. A vida de Herbert Vianna de um novo ângulo, das alegrias a trajédia.


Nos anos 80, surgiam novos grupos de rock oriundos de Brasília, dentre eles o Paralamas do Sucesso, que iniciava sua carreira profissional abrindo um show do Lulu Santos no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em 1983.


O cineasta Roberto Berliner desde então acompanhava os passos de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone com sua câmera, e continuou seguindo por mais de 20 anos, presenciando momentos de felicidade e tristeza de um dos principais músicos brasileiros.


O documentário montado por Berlinger e Pedro Bronz mostra o líder do Paralamas, Herbert, de Perto, contando desde a origem de sua família, com imagens dos anos 60, até os dias atuais, passando pelo trágico acidente de ultraleve em 2001, que matou Lucy, sua esposa, e o deixou paraplégico.


O longa conta com depoimentos de Bi Ribeiro, João Barone, Dado Villa-Lobos, Gilberto Gil, Zé Fortes, empresário do grupo, além de muitos amigos e parentes, como o antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico.


Trabalhando no Circo Voador, nos anos 80, Roberto teve a chance de filmar diversos shows, dentre eles o dos Paralamas do Sucesso.


Anos depois, foi convidado para o grupo para fazer o videoclipe de Alagados, em que começou a se aproximar dos integrantes do grupo.


Amigo de Herbert, ele acompanhou os momentos após o acidente sempre de perto. Quando percebeu que o músico não corria mais risco, decidiu filmar a recuperação para o documentário. Após a pré-estreia, no festival É Tudo Verdade, surgiram novas imagens, como a de Herbert pilotando um ultraleve, que foram acrescidas ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário