segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Boxe é tema de documentário mineiro


Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso retrata a era de ouro do boxe em Minas Gerais, como o possível futuro do esporte no estado.

No boxe existem inúmeras curiosidades e casos peculiares desde sua origem, na antiguidade. Alguns casos aconteceram em Minas Gerais, no extinto ginásio do Paissandú, em Belo Horizonte, nos anos 60.

Cineasta e jornalista, Wenderson Cardoso, ao longo de 18 meses, pesquisou sobre a “Era Dourada” do boxe mineiro e os protagonistas do esporte que trouxeram ao cenário nacional o merecido reconhecimento de Minas Gerais como o estado berço de renomados pugilistas, donos de inúmeros títulos estaduais, nacionais e internacionais.

Desportistas que viveram a era de glória do boxe mineiro, Fued Mattar, José Pimenta e Edson Ribeiro, campeões em suas categorias, são personagens de Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso.

Contudo, mesmo conquistando vários títulos, Minas Gerais deixou cair ao esquecimento o esporte, e o boxe deixou de ser o esporte discutido e difundido no estado. Há anos não se ouve falar em boxeadores mineiros; e infelizmente, homens e mulheres que fizeram a história do boxe mineiro, simplesmente desapareceram indubitavelmente também das lembranças de todos.

Alguns dizem que o boxe não é um esporte e sim uma brutalidade. Já outros, dizem que ele é um nobre esporte, em que ensina e disciplina o atleta. E mesmo repleto de controvérsias, o boxe ainda atrai olhares e discussões sobre si. E apostando neste universo de opiniões e contrapontos é que o diretor Wenderson Cardoso produziu o documentário, no intuito de mostrar que o boxe ainda não foi nocauteado em Minas Gerais.

Toalha Branca demonstra que os homens e mulheres, que fizeram brilhar o esporte dos ringues, não jogaram a toalha e persistem em seus combates para que o boxe mineiro nunca chegue ao round final. E assim, o documentário registra momentos espetaculares do esporte; alegrias; decepções; desabafos e sonhos de quem fez, participou e ainda deseja ver o boxe voltar à sua glória, apostando no futuro, ou seja, nas luvas da atual geração.

Do diretor Wenderson Cardoso; direção de arte Páris Anderson; Locução Linn de Souza; Design Antônio Lara (ATL Comunicação); Produção Casa Nova Produções e realização Newsmaker Brasil Assessoria de Comunicação, Toalha Branca é mais do que um simples documentário, é um acervo histórico para instituições, atletas e simpatizantes do boxe, esporte da “Nobre Arte”.

A pré-estreia de Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso realizou-se na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte no dia 10 de julho e contou com as presenças de atletas, jornalistas, artistas, empresários, autoridades e apaixonados pelo esporte de combate.

Já a estreia aconteceu no dia 4 de agosto, no Palácio das Artes, Sala Cine Humberto Mauro.

Em setembro, o documentário será exibido no dia 21 às 17h30 na Prefeitura de Belo Horizonte − Regional Barreiro − em comemoração ao aniversário do Barreiro. A iniciativa foi da Gerente de Políticas Sociais, Silvânia.


Estima-se que irão a exibição cerca de 500 pessoas entre populares, autoridades, empresários e apaixonados pela 7ª Arte.


Vale a pena conferir!






Nenhum comentário:

Postar um comentário