sábado, 20 de fevereiro de 2010

Produção de Docs. e a psique humana em debate na capital mineira


Produção de documentários e a psique humana serão temas de workshop de cinema “A 7ª Arte: Da Genialidade da Produção às Imagens do Inconsciente”, administrado pelo cineasta e jornalista Wenderson Cardoso no mês de março em Belo Horizonte.


O objetivo da oficina é ampliar o enfoque sobre a noção de produção de documentários, em especial a independente, levando em conta as características dos filmes exibidos e as propostas a princípio de cada diretor, seja ele cineasta acadêmico, cinéfilo ou apenas um amante da 7ª Arte.

Durante o workshop “A 7ª Arte: Da Genialidade da Produção às Imagens do Inconsciente” haverá debates sobre o “Cinema de Crise social e políticas; e de ordem íntima”, sendo este último, talhado na dicotomia entre a produção objetiva e subjetiva, culminando na tangência da pretensão da genialidade propriamente dita do diretor até os limiares do seu inconsciente.

No campo da psique humana, será debatida a importância da trilha sonora cinematográfica e audiovisual e o quanto, muitas vezes ela impera em momentos de nossas vidas, como objeto simbólico de alegria, tristeza, angústia, paixão e outros sentimentos que em nosso íntimo eternaliza músicas, que para cada um de nós, traz um significado muito especial.

Assim, “A 7ª Arte: Da Genialidade da Produção às Imagens do Inconsciente” busca demonstrar um pouco da ideia física (da construção propriamente dita da produção cinematográfico-audiovisual) até o resultado final, que é a mensagem propriamente dita que cada indivíduo leva após assistir e “digerir” a produção final.


Organizado pela Newsmaker Brasil Assessoria de Comunicação (www.newsmakerbrasil.com.br), o workshop “A 7ª Arte: Da Genialidade da Produção às Imagens do Inconsciente” será ministrado pelo jornalista/cineasta Wenderson Cardoso e convidados da área da produção cinematográfica/audiovisual e do comportamento humano.

Wenderson Cardoso, belo-horizontino, nascido em 1967, casado, graduou-se em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Logo depois, iniciou a pós-graduação em especialização em Gestão e Educação Ambiental, desistindo do curso para dedicar a fotografia e ao cinema independente.

Como jornalista, idealizou os jornais independentes Imprensa Global e Minas Editorial. Atuou como repórter nas editorias cidade, política, economia, cultura e geral no jornal Edição do Brasil e também como repórter-fotográfico esportivo do mesmo. Atuou como radialista, produtor, diretor e locutor, durante dois anos na rádio comunitária 104,7 Ritmus FM da região do Barreiro.

Fora do meio da imprensa, lecionou matemática, física, química e biologia durante oito anos em escolas públicas do estado de Minas Gerais. Afetivo à educação, dedicou-se a lecionar disciplinas de cinema e fotografia (curso aberto) junto ao CAC Barreiro (da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte), atividade que resultou na criação do curta Acaso. Paralelamente ao jornalismo e ao cinema, Cardoso produziu as peças teatrais do diretor Páris Anderson Casa do Humor e Escolhas.

Ao longo de sua carreira como cineasta, Wenderson produziu e dirigiu doze documentários institucionais e três curtas-metragens, “Acaso: Uma História que poderia ser a sua!”; “Toalha Branca”, curta que lhe rendeu o Troféu Kafunga como Documentarista Esportivo do ano de 2009 e “Benjamim e o Véio Xico”, inscrito no Cineop e Mostra de BH de 2010. Além dos curtas-metragens, o cineasta dirigiu e produziu os médias-metragens “Do outro lado da Ponte: Documentário realizado durante viagem de 15 dias por rodovias internacionais” e “Arlindo Sanção e os Seresteiros do Barreiro: os navegantes das Minas Gerais”.

Wenderson Cardoso atualmente está produzindo, desta vez, um longa-metragem baseado em lendas e relatos de populações ribeirinhas de dois rios símbolos da
cultura mineira. Além do longa, o diretor está em meio da gravação do documentário “Ao acender das luzes” (curta-metragem gravado em Minas e em Buenos Aires) que apresentará histórias e relatos de vida de personagens que vivem quando a cidade “dorme”.


Workshop “A 7ª Arte: Da Genialidade da Produção às Imagens do Inconsciente”

Temas abordados:


DOCUMENTÁRIOS:

• Argumento, Pesquisa e Produção;

• Questões Éticas e se estas são e por que são fundamentais para o Cinema Documentário;

• Até onde a produção poderá ser considerada como um documentário (sem a intervenção da gravação sob o controle de seu idealizador e a presença de câmeras);

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA:

• O que é?

• Qual a função, responsabilidades e relevância do Diretor de Fotografia nas pré-produções cinematográficas e audiovisuais?


TRILHA SONORA CINEMATOGRÁFICA:

• A criação da trilha sonora e sua importância para o clímax do filme;

• Direitos Autorais (pagamento do direito autoral correspondente a execução de música incluída em trilha sonora de filme);

• A influência da trilha sonora de produções cinematográficas e/ou audiovisuais;

• O que marca mais: o filme ou a música?

PSICANÁLISE NO CINEMA:

• Imagens do Inconsciente;

• Hitchcock – Ícone do “Suspense na 7ª Arte”;

• Quando a fantasia mescla com a realidade (inconsciente do diretor: subjetividade X objetividade).



O Workshop “A 7ª Arte: Da Genialidade da Produção às Imagens do Inconsciente” se realizará no Hotel Financial – Av. Afonso Pena, 571 – Centro – BH/MG no dia 27 de março de 2010 (sábado) das 8h às 18h para o limite de 60 inscrições.

Público Alvo:

Estudantes e profissionais de comunicação; profissionais da área cinematográfica e audiovisual; cinéfilos; amantes da 7ª Arte e demais profissionais que se interessam pelo mundo do cinema.

Investimento:
R$120,00 – incluso coffee break pela manhã e a tarde.

Informações/inscrições:
Pelo site: www.newsmakerbrasil.com.br
e-mail: newsmakerbrasil@gmail.com
Tiana Fernandes: 31 9676-0345
Nilma: 31 3396-8367