segunda-feira, 28 de setembro de 2009

IV Mostra Cinema e Direitos Humanos abordará temas sociais polêmicos


IV Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com 39 produções de dez países sul-americanos exibirá filmes reflexivos sobre questões sociais polêmicas.


Entre 5 de outubro e 10 de novembro ocorrerá a IV Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com 39 produções de dez países sul-americanos; todas exibidas gratuitamente.

Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Teresina, Manaus, Fortaleza, Rio Branco, Belém, Maceió, Brasília, Recife, Curitiba, Goiânia e Salvador receberão, entre longas e curtas-metragens, ficções e documentários, filmes que abordam questões referentes aos direitos humanos. Entre os temas, serão abordados os direitos da criança e do adolescente, da população afrodescendente, dos homossexuais, da população carcerária, dos deficientes físicos, da diversidade religiosa, dos migrantes, entre outros.


Entre os destaques da mostra estão "Histórias de Direitos Humanos" do argentino Pablo Trapero, que divide o longa em 22 episódios de três minutos sobre o assunto; o também argentino "Unidad 25", que abre o festival em São Paulo, que conta sobre uma igreja mantém centenas de fiéis "aprisionados" a devoção do Evangelho; e o documentário brasileiro "Esse Homem Vai Morrer: Um Faroeste Caboclo", que revela como um sonho que atraiu diversos brasileiros para Rio Maria, no Pará, acabou um com a vida de quatorze deles.


O evento ainda exibe "Garapa", de José Padilha (Tropa de Elite), o inédito "Entre A Luz e a Sombra", de Luciana Burlamaqui, e homenageia o projeto "Vídeos nas Aldeias", idealizado por Vincent Carelli, que filmava os índios Nambiquara e depois exibiam as imagens para a tribo, em 1987.

sábado, 26 de setembro de 2009

ESSE É O CARA


Joe Arpaio é o xerife do Condado de Maricopa no Arizona já há bastante tempo e continua sendo re-eleito a cada nova eleição.

O xerife criou a "cadeia-acampamento", que são várias tendas de lona, cercadas por arame farpado e vigiado por guardas como numa prisão normal.

Baixou os custos da refeição para 40 centavos de dólar que os detentos, inclusive, têm de pagar.

Proibiu fumar, não permite a circulação de revistas pornográficas dentro da prisão e nem permite que os detentos pratiquem halterofilismo.

Começou a montar equipes de detentos que, acorrentados uns aos outros, (chain gangs), são levados à cidade para prestarem serviços para a comunidade e trabalhar nos projetos do condado.

Para não ser processado por discriminação racial, começou a montar equipes de detentas também, nos mesmos moldes das equipes de detentos.

Cortou a TV a cabo dos detentos, mas quando soube que TV a cabo nas prisões era uma determinação judicial, religou, mas só entra o canal do Tempo e da Disney.

Quando perguntado por que o canal do tempo, respondeu que era para os detentos saberem que temperatura vão enfrentar durante o dia quando estiverem prestando serviço na comunidade, trabalhando nas estradas, construções, etc.

Em 1994, cortou o café, alegando que além do baixo valor nutritivo, estava protegendo os próprios detentos e os guardas que já haviam sido atacados com café quente por outros detentos, sem falar na economia aos cofres públicos de quase US$ 100,000.00/ano.

Quando os detentos reclamaram, ele respondeu:
- Isto aqui não é hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais.

Distribuiu uma série de vídeos religiosos aos prisioneiros e não permite quaisquer outros tipos de vídeo na prisão.

Perguntado se não teria alguns vídeos com o programa do partido democrata para distribuir aos detentos, respondeu que nem se tivesse, pois provavelmente essa era a causa da maioria dos presos ali estarem.

Com a temperatura batendo recordes a cada semana, uma agência de notícias publicou:

Com a temperatura atingindo 116º F (47º C), em Phoenix no Arizona, mais de 2000 detentos na prisão acampamento de Maricopa tiveram permissão de tirar o uniforme da prisão e ficar só de shorts, (cor-de-rosa) , que os detentos recebem do governo.

Na última quarta feira, centenas de detentos estavam recolhidos às barracas, aonde a temperatura chegou a atingir a marca de 138º F (60º C).

Muitos com toalhas cor de rosa enroladas no pescoço estavam completamente encharcados de suor. Parece que a gente está dentro de um forno, disse James Zanzot que cumpriu pena nessas tendas por um ano.

Joe Arpaio, o xerife durão que inventou a prisão-acampamento, faz com que os detentos usem uniformes cor-de-rosa e não faz questão alguma de parecer simpático.

Diz ele aos detentos:
- Nossos soldados estão no Iraque onde a temperatura atinge 120° F (50° C), vivem em tendas iguais a vocês, e ainda tem de usar fardamento, botinas, carregar todo o equipamento de soldado e, além de tudo, não cometeram crime algum como vocês, portanto calem a boca e parem de reclamar.

Se houvessem mais prisões como essa, talvez o número de criminosos e reincidentes diminuísse consideravelmente.

Criminosos têm de ser punidos pelos crimes que cometeram e não serem tratados a pão-de-ló, tendo do bom e melhor, até serem soltos pra voltar a cometer os mesmos crimes e voltar para a vida na prisão, cheia de regalias e reivindicações.

Muitos cidadãos honestos, cumpridores da lei, e pagadores de impostos não tem, por vezes, as mesmas regalias que esses bandidos têm na prisão.

(*) Artigo extraído e traduzido de um documentário da televisão Americana...
Os fatos acima são verídicos e a prisão-acampamento está em Maricopa - Arizona.

Ajude a divulgar, se achar que a idéia é boa!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tecnologia e Inovação na Exposibram 2009


Empresas do ramo da mineração e afins demonstraram o que há de moderno no Brasil e no mundo. E o Expominas, em Belo Horizonte, mais uma vez se tornou palco da Exposibram.


Empresas como a Vale, Anglo American, Geosol, SGS Geosol, Weir Minerals Brasil, Usiminas Mecânica, Lavrita e outras, demonstraram o quanto a evolução tecnológica chegou na mineração.


Atualmente, responsabiliade social e preservação ambiental tornou-se pauta central das discussões tecnológicas no mundo globalizado e as empresas na busca de sobrevivência no mercado cada vez mais exigente e competitivo se apresentaram; e o que podemos observar foram inovações tecnológicas à altura das necessidades da sociedade mundial.


Novos conceitos de mineração foram lançados aos olhos curiosos de visitantes brasileiros e estrangeiros, profissionais da área de mineração e futuros profissionais.


A Exposibram apontou o Brasil, em especial Minas Gerais como o núcleo de grande importância da mineração mundial.


Parabéns a todos que fizeram da Exposibram o que ela é e representa hoje para mundo!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Barreiro é tema de filmes


Cineasta Wenderson Cardoso é homenageado na Regional Barreiro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração Regional Barreiro, promoveu na segunda feira, dia 21/09, uma seção de cinema para toda a comunidade.

O evento foi realizado na sede da regional (rua Flávio Marques Lisboa, 345, Barreiro). Foram exibidos dois documentários, produzidos pelo cineasta Wenderson Cardoso.

Em 30 minutos, o filme “Toalha Branca”, contou a história de três boxeadores que alcançaram grande êxito nos anos 60, Fued Mattar, Edson Ribeiro e José Pimenta.

Os três ex-pugilistas, que tiveram um papel significativo na história do boxe brasileiro, sendo este último morador da região do Barreiro, estiveram presentes durante a exibição do filme.

O segundo documentário de Wenderson Cardoso, “Acaso: uma história que poderia ser a sua!” é um curta-metragem mudo que aborda temas como amor, sexo, solidão e inclusão digital na terceira idade, por meio da estória de vida de cidadãos barreirenses.

“A seção de cinema foi envolvente, não apenas por contar histórias de personagens do Barreiro, mas por ter sido dirigido por um morador da região que conhece a nossa história de perto” diz uma das organizadoras, Silvania Cecilia.

Na exibição do filme, foram oferecido pipoca, guloseimas e refrigerantes para todos os expectadores. A entrada foi franca e a sessão iniciada às 17h30.

Além da comunidade, estavam presentes autoridades, representantes da Regional Barreiro, jornalistas, cineastas e artistas.

Para outubro, o cineasta Wenderson Cardoso apresentará suas produções no SinPro – Sindicato dos Professores.

Virasol na estrada



Agência de viagens Virasol promove coquetel no Xico da Kafua

Na terça-feira, dia 15/09, realizou-se no Restaurante Xico da Kafua o coquetel de inauguração da ViraSol Turismo em Belo Horizonte. O evento, iniciado às 19 horas teve fim à meia-noite e foi regado a boa música brasileira ao vivo, tira-gosto variado da melhor qualidade, cerveja, água e refrigerantes à vontade.

Durante o evento, houve sorteios e premiações de bolsas, pacotes de viagens a Porto Seguro e brinde-refeição. Um ônibus de luxo da Empresa Santa Inês, adesivado com a logomarca da ViraSol Turismo permaneceu estacionado na entrada do restaurante para a apreciação dos convidados.

Agradecimentos

“Foi uma noite inesquecível. Por isso, a ViraSol Turismo agradece de coração a todos que estiveram presentes no evento, estendendo também este agradecimento aqueles que convidados, não puderam comparecer e desfrutar desta confraternização que reuniu agentes de viagens, empresários, jornalistas e pessoas ligadas ao mercado turístico mineiro.
A todos, indistintamente, nosso muito obrigado!”, Guilherme Cardoso, Assessor de Comunicação da Virasol Turismo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mostra de Cinema na Regional Barreiro


Mostra de Cinema é divulgada no Programa do Acir Antão na Rádio Itatiaia


Os diretores de cinema Páris Anderson (foto) e Wenderson Cardoso foram entrevistados no Programa do Acir Antão na Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte no dia 17/09 a respeito da Mostra de Cinema que se realizará no próximo dia 21/09, segunda-feira, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte - Regional Barreiro. O evento cinematográfico é da autoria de Silvânia Cecília, gerente da PBH, atuante na área social e cultural do Barreiro e Região.


Em entrevista à Itatiaia, os cineastas deixaram claro que a intenção desta mostra é a democratização do cinema. "Todo dia é dia de cinema... e o cinema é para todos", ressalta Wenderson durante entrevista.


Então, o melhor é aproveitar e ir a esta sessão de cinema na Regional Barreiro.

A mostra acontecerá à Rua Flávio Marques Lisboa, 345 - City Mall - 1º piso, no Barreiro, em Belo Horizonte, e iniciará às 17h30. Após a sessão haverá um coquetel.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Documentário rende homenagens ao Cineasta Wenderson Cardoso


Wenderson Cardoso será homenageado na Regional Barreiro durante mostra de cinema

As conquistas de José Pimenta, ex-boxeador e campeão em sua categoria por inúmeras vezes nos anos 60 foram lembradas no documentário Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso .

Aproveitando as homenagens de aniversário do Barreiro, a Gerente de Políticas Sociais da Regional Barreiro, Silvânia convida o jornalista, fotógrafo e cineasta Wenderson Cardoso a exibir seus documentários realizados no Barreiro e região, dentre eles, Toalha Branca.

Toalha Branca e outros filmes serão exibidos na Regional Barreiro no dia 21/09 a partir das 17h30 com entrada franca. Parceria realizada entre a Regional Barreiro e a Newsmaker Brasil Assessoria de Comunicação, realizadora das produções do cineasta.

Boxe é tema de documentário mineiro


Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso retrata a era de ouro do boxe em Minas Gerais, como o possível futuro do esporte no estado.

No boxe existem inúmeras curiosidades e casos peculiares desde sua origem, na antiguidade. Alguns casos aconteceram em Minas Gerais, no extinto ginásio do Paissandú, em Belo Horizonte, nos anos 60.

Cineasta e jornalista, Wenderson Cardoso, ao longo de 18 meses, pesquisou sobre a “Era Dourada” do boxe mineiro e os protagonistas do esporte que trouxeram ao cenário nacional o merecido reconhecimento de Minas Gerais como o estado berço de renomados pugilistas, donos de inúmeros títulos estaduais, nacionais e internacionais.

Desportistas que viveram a era de glória do boxe mineiro, Fued Mattar, José Pimenta e Edson Ribeiro, campeões em suas categorias, são personagens de Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso.

Contudo, mesmo conquistando vários títulos, Minas Gerais deixou cair ao esquecimento o esporte, e o boxe deixou de ser o esporte discutido e difundido no estado. Há anos não se ouve falar em boxeadores mineiros; e infelizmente, homens e mulheres que fizeram a história do boxe mineiro, simplesmente desapareceram indubitavelmente também das lembranças de todos.

Alguns dizem que o boxe não é um esporte e sim uma brutalidade. Já outros, dizem que ele é um nobre esporte, em que ensina e disciplina o atleta. E mesmo repleto de controvérsias, o boxe ainda atrai olhares e discussões sobre si. E apostando neste universo de opiniões e contrapontos é que o diretor Wenderson Cardoso produziu o documentário, no intuito de mostrar que o boxe ainda não foi nocauteado em Minas Gerais.

Toalha Branca demonstra que os homens e mulheres, que fizeram brilhar o esporte dos ringues, não jogaram a toalha e persistem em seus combates para que o boxe mineiro nunca chegue ao round final. E assim, o documentário registra momentos espetaculares do esporte; alegrias; decepções; desabafos e sonhos de quem fez, participou e ainda deseja ver o boxe voltar à sua glória, apostando no futuro, ou seja, nas luvas da atual geração.

Do diretor Wenderson Cardoso; direção de arte Páris Anderson; Locução Linn de Souza; Design Antônio Lara (ATL Comunicação); Produção Casa Nova Produções e realização Newsmaker Brasil Assessoria de Comunicação, Toalha Branca é mais do que um simples documentário, é um acervo histórico para instituições, atletas e simpatizantes do boxe, esporte da “Nobre Arte”.

A pré-estreia de Toalha Branca – Um documentário de Wenderson Cardoso realizou-se na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte no dia 10 de julho e contou com as presenças de atletas, jornalistas, artistas, empresários, autoridades e apaixonados pelo esporte de combate.

Já a estreia aconteceu no dia 4 de agosto, no Palácio das Artes, Sala Cine Humberto Mauro.

Em setembro, o documentário será exibido no dia 21 às 17h30 na Prefeitura de Belo Horizonte − Regional Barreiro − em comemoração ao aniversário do Barreiro. A iniciativa foi da Gerente de Políticas Sociais, Silvânia.


Estima-se que irão a exibição cerca de 500 pessoas entre populares, autoridades, empresários e apaixonados pela 7ª Arte.


Vale a pena conferir!